O PROJETO EDUCAÇÃO PARA A VIDA tem a intenção de romper com o círculo vicioso causado pela exclusão social, levando as crianças atendidas no projeto a um reforço escolar distinto, trabalhando oficinas que atuarão na base do pensamento da criança através de jogos intelectivos, brincadeiras, raciocínio lógico, musicalização, passeios culturais – favorecendo a aprendizagem e sua ressignificação.
Acreditamos que não cabe somente à escola o papel de alfabetizar e letrar, visto que o letramento é uma prática presente em diversas situações do cotidiano, envolvendo não apenas a leitura tecnicista de textos, mas também o desenvolvimento da criticidade e capacidade de elaborar opiniões próprias diante dos conteúdos acessados e que a aprendizagem deve ser universalizada, com a participação efetiva dos pais e engajamento de organizações da sociedade civil.
Ainda, é sabido que a condição de vulnerabilidade social das famílias prejudica o contato da criança com outras formas de aprendizado distintas das apresentadas pela escola: passeios a lugares onde o aprendizado ocorre de forma não sistematizada, leituras distintas das tecnicistas, e experiências vivenciadas fora do ambiente escolar que contribuem e preparam as crianças para a aprendizagem e, portanto, aumentam seu interesse e permanência nos anos sequenciais na escola.
O Projeto Educação para a Vida como especifica a tipificação nacional de serviços sócio assistenciais é o de convivência e fortalecimento de vínculos, onde são desenvolvidas atividades de contra turno escolar para os beneficiários do programa buscando a melhoria do processo de alfabetização dos atendidos, fortalecendo seu vínculo com a escola e permanência nos anos subsequentes.
A questão alimentar também é considerada no processo de aprendizagem, de maneira que servimos duas refeições balanceadas durante o período em que a criança permanece no projeto – uma na chegada e outra na saída.
O projeto iniciou em 2019 nas instalações da Comunidade Cristã Reviver em Campo Magro, apenas com voluntários atendendo 14 crianças, três vezes por semana no período da tarde.
Atualmente atende 72 crianças em contra turno escolar (manhã e tarde) de segunda a sexta-feira, contando com uma equipe de voluntários e assalariados. A mantenedora principal do projeto é a Comunidade Cristã Reviver em Campo Magro, uma associação civil cristã, com personalidade jurídica sem fins lucrativos que aplica seus recursos integralmente na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos Cristãos e institucionais em Campo Magro, desenvolvendo, dentre outros, programas filantrópicos e/ou de assistência social.
O projeto conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Magro no transporte dos beneficiários e da Secretaria de Estado da Justiça Família e Trabalho/PR através de contemplação do Projeto em Edital n.º 07/2021 cobrindo parte dos custos da folha de pagamento para os exercícios de 2023 e 2024.
O Projeto Educação para a Vida esta regularmente inscrito no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Magro – CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Magro – CMAS.